terça-feira, 28 de setembro de 2021

Manifesto Pró-Terra - A Natureza pede socorro



Nunca o mundo precisou tanto de você!

Isso mesmo, não vire o pescoço para procurar os outros, é com você mesmo que o planeta Terra está contando, e você é fundamental para a sobrevivência desse habitat, e nem é mais uma preocupação para as próximas gerações, o planeta está pedindo socorro agora, e ao invés de esperarmos grandes gestos dos "políticos" e dirigentes dos países, temos que fazer imediatamente a nossa parte, com atitudes simples, que começam nas nossas casas, seja na cidade, no campo, no deserto ou na praia.



Não podemos mais assistir de camarote à destruição do Planeta, devemos e podemos fazer muito mais do que reclamar, temos que começar agora mesmo, e os filhos devem convocar os pais, e os pais devem falar aos filhos, os professores devem debater com seus alunos, os dirigentes religiosos devem discutir às medidas nas suas igrejas, os amigos devem se cobrar, e por fim, toda a sociedade unida, deve gritar mais alto, para que, os que insistem em poluir, desmatar, destruir a natureza acordem, ou paguem pelos crimes que cometem, de maneira que ninguém mais derrube uma árvore sequer, sem a consciência de que pode estar destruindo a própria vida.


Atitudes que você pode e deve tomar ainda hoje na sua vida para brecar a destruição do planeta:

1)-  Separe o lixo da sua casa, coloque os plásticos, pets,  alumínio e vidro em recipientes distintos. Crie um local próprio para cada tipo de lixo, é fácil e econômico.

2) - Desligue os equipamentos eletrônicos que não estão em uso, esqueça o stand-by. Essa simples atitude já corta em 10% o gasto de energia elétrica.

3) - Quando for ás compras, leve uma sacola ou carrinho da sua casa, evite o uso das sacolas plásticas, elas são derivadas do petróleo, difíceis de reciclar e levam centenas de anos para se decompor. Entopem bueiros, causam enchentes, e no mar são confundidas com algas marinhas e engolidas por tartarugas e outros animais, que morrem asfixiados.



4) - Procure comprar comida produzida na região onde você mora. Economizando no transporte dos produtos, vamos diminuir a emissão de gás carbônico.



5) - Não faça saídas desnecessárias com o carro e prefira automóveis mais econômicos. Carros a álcool são menos poluentes que carros a gasolina e diesel. Estimule o sistema de carona, além de economizar dinheiro, você se tornará mais sociável. Ande mais a pé ou de bicicleta, você mantém o peso e a sua saúde agradece.



6) - O desmatamento e as queimadas são uma das maiores fontes emissoras de gás carbônico no Brasil. Portanto, só compre produtos de madeira certificada. Veja nos móveis a etiqueta de certificação.


7) - Não lave a calçada com mangueira. O concreto não bebe água! Se for doente por esse tipo de limpeza, use água da chuva ou de reuso.

8) - Não deixe torneiras e chuveiros abertos desnecessariamente. Quando estiver escovando os dentes, por exemplo, feche a torneira. Banhos de meia hora ou mais são crimes contra o patrimônio e a natureza.

9) - Não deixe o seu celular carregando mais do que o tempo necessário para isso, esse tempo extra que as pessoas deixam o celular esquecido na corrente elétrica daria para iluminar uma cidade com 60.000 habitantes todos os dias.

10) - Não jogue o óleo usado na cozinha diretamente no ralo da pia. Coe-o e guarde-o em uma garrafa pet ou vidro e quando encher, entregue para uma entidade ou pessoas que fazem sabão com esse óleo usado.

11) - Seja ecológico e educado: JOGUE O LIXO NO LIXO, nada de jogar o seu lixo nas ruas, seja o que for.

12) - Plante uma árvore, ou na impossibilidade disso, conserve uma que já existe.

Aumente essa lista com atitudes que você sabe que podem ajudar o planeta, pesquise, leia, informe-se, cobre dos políticos que você ajudou a eleger, escreva para o presidente do seu país, tire cópias desse manifesto, envie este blog para os amigos e os amigos dos amigos, cole nos murais da sua escola, igreja, hospital ou presídio, vamos criar uma grande corrente pelo bem do Planeta.

É inconcebível que você cruze os braços e deixe o planeta morrer sem ao menos fazer um esforço. No meio dessa luta de amor pelo planeta, poderemos acabar descobrindo o que os grandes "mestres" de todas às religiões já afirmavam há mais de 2000 anos: Somos todos irmãos, partes de uma grande família que chamamos de humanidade.

Tudo começa com você, na sua casa, na sua vida e se espalha pelo mundo, porque você é muito importante para o planeta. 
Conscientize-se disso!

Seja a transformação que você deseja para o mundo
Mahatma Gandhi

Eu acredito em você e peço a sua ajuda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário